domingo, 21 de agosto de 2016

Jovem Explorador vai pra China!

Aqui no Ceará, e talvez noutros pontos do Brasil, há uma antiga expressão popular que evocamos quando queremos que alguém vá embora, nos deixe em paz, pare de irritar: "Vai pra China, fulano!" Desta vez, realizaremos o pedido! Mas por um bom motivo!

Jovens Exploradores representam o Design For Change Brasil no vídeo de
campanha da Be the Change Conference 2016. Sim, nós podemos!

Por Criativos da Escola (http://criativosdaescola.com.br/criativos-na-china/)

Duas das cinco escolas selecionadas na 1ª edição do Desafio Criativos da Escola, representarão o Brasil, pela primeira vez, na ‘Be the Change Conference’, conferência mundial do Design for Change, que esse ano acontece em Pequim, na China. O encontro reunirá, em dezembro, centenas de crianças e jovens que desenvolvem projetos de protagonismo social ao redor do mundo. Nesta edição haverá a participação de uma aluna do Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, de Simões Filho, na Bahia, e de uma jovem da Escola Menezes Pimentel, de Pacoti, no Ceará – ambas acompanhadas pelos educadores responsáveis pelos projetos.

A turma que representou o projeto no Desafio Criativos da Escola em dezembro de 2015. Exatamente um ano depois, a aluna Conceição Soares, 17, e o professor Levi Jucá, representarão o projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu, de Pacoti-CE.

A conferência é organizada e promovida anualmente pelo movimento global Design for Change, presente em 35 países e que, no Brasil, é representado pelo Instituto Alana por meio do Criativos da Escola. Para dividir suas experiências, além de participar de oficinas, workshops e atividades culturais, a aluna da Bahia contará o caso do Grupo de Apoios e Conselhos (GAC), criado para reduzir os furtos dentro da escola e combater o clima de desconfiança entre os estudantes. Após a criação do grupo, o número de ocorrências escolares foi zerado e os alunos criaram um vínculo de empatia entre si, modificando por completo a convivência no ambiente escolar.

Já os estudantes do Ceará garantiram o reconhecimento de seu trabalho ao construírem o primeiro Ecomuseu da cidade, que armazena riquezas da Mata Atlântica em pleno sertão cearense. Com a ajuda de um engenheiro da comunidade, os alunos conseguiram a doação de um terreno e recursos para viabilizar a construção do museu.

As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e, neste ano, a premiação reconhecerá 10 iniciativas em todo o país. Os interessados podem enviar não apenas projetos já finalizados como também aqueles que ainda estiverem em andamento até o dia 15 de outubro de 2016 pelo site do Criativos da Escola. Esta segunda edição do prêmio tem como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim.

Sobre o Instituto Alana 

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?
Inscreva-o no Desafio Criativos da Escola e veja sua história ganhar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário